Dicas

Quais os equipamentos para voar livre?

Equipamentos necessários para o voo de parapente. Foto tirada na decolagem em Mont Blanc - Chamonix - França, mostra diversos equipamentos prontos para decolagem

O principal dos equipamentos de voo, a Vela ou (canopy em inglês) gera a sustentação que nos mantém em voo. Existem diversos fabricantes pelo mundo, diversos modelos (veja no site de comparações para2000). As velas são certificadas em categorias, testadas e classificadas pelas características construtivas e dinâmicas, conforme norma internacional.

Chamada pelos leigos de "cadeirinha", a Selete (em inglês harness) conecta o piloto / passageiro através de tirantes que se prendem às pernas. Pode ter a função adicional de abrigar o paraquedas reserva e proteger de pequenas quedas, por espuma ou até mesmo airbag (inflado todo o tempo). Também certificada conforme norma internacional, pode ser aberta ou carenada.

A maioria dos pilotos nunca vai precisar dele e você pode achar que não faz diferença, mas o
Capaceteque é de uso obrigatório, pode te salvar nos arrastões e tombos, em decolagens e pousos mal sucedidos. Use-o, mesmo em voos na praia para não ser apelidado Raxa Cuca! Veja aqui um artigo de revista conceituada sobre capacetes.

A última chance em caso de panes irrecuperáveis, o paraquedas Reserva adequado ao peso do piloto+passageiro é de porte obrigatório. Deve ser redobrado anualmente por pilotos experientes para garantir uma abertura rápida. Existem reservas de diversos tipos: dirigível, quadrado, mas o mais comum é o redondo. Antes de contar com ele, o piloto treinado conta com diversas manobras para manter o voo controlado e recuperar-se de colapsos ou outras panes.

Pra saber mais, melhor ir pra rampa!

Este é um breve resumo dos equipamentos essenciais para o voo. Além destes, usamos ainda GPS, rádio comunicador, variômetro, bússola e outros instrumentos. Agende seu voo e conheça de perto os detalhes e experiente a sensação e voar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *