Rampas de vooRJ

Rampa de São Conrado (Pedra Bonita) – Rio de Janeiro – RJ

Voo em São Conrado mostrando instrumentos de voo e a Pedra da Gávea ao fundo

A rampa

O visual da rampa de São Conrado, mais conhecida como rampa de voo da Pedra Bonita, faz jus ao título de cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. De lá é possível ter um belo visual do Pico Dois Irmãos, à esquerda e da Pedra da Gávea à direita. É a rampa onde é realizada a maior quantidade de voos duplos no Brasil!

Estrutura

Na rampa existe uma excelente estrutura para ficar confortável com a sua turma. Abaixo da rampa de asa delta tem uma arquibancada, na sombra. Água fresca? Tem também, assim como salgados e comidinhas são vendidos na lanchonete.

E o vento?

Cada sitio tem um vento predominante e a decolagem é construída na direção adequada, de forma que a maioria dos dias o voo pode ser realizado. O piloto é responsável por monitorar a condição e dar o parecer se está favorável. Pra não perder a viagem, fale com ele antes ou você pode checar esta estação meteorológica. Os melhores ventos são do quadrante S|SE|E (Sul, Sudeste, Leste). O vento não pode estar forte, deve ser de 0 a 25 km/h. Se liga no horário: é melhor chegar pela manhã, embora a tarde dê voo também.

Fiscal de rampa

São Conrado é um dos sítios de voo que conta com fiscalização de voo. O fiscal de voo é um profissional contratado pelo clube de voo local, responsável por certificar que os pilotos possuem a habilitação e homologação adequadas para o voo. Nesta rampa específica, ele ainda faz uma verificação de todas as conexões entre piloto e passageiro ao equipamento, bem como uso correto do capacete, o que aumenta ainda mais a sua segurança.

info

Altitude 507 m
Recorde distância 115 km
Água e lanches a venda
+ 500 voos/ano
Sinal de celular
Entrada grátis
Taxas para voar
Asfalto até a rampa
Fiscal de voo
Banheiros
Rampa de Voo e início da trilha

Você Sabia?

Um dos voos mais cobiçados no Rio de Janeiro, até mesmo pelos pilotos mais experientes, é o voo da Pedra Bonita até o Cristo Redentor.

A person flying a paraglider on a grassy hill - Pedra Bonita
Pilotos de parapente chegando no Cristo Redentor após decolar da Pedra Bonita

Esta modalidade de voo com o objetivo de dar um passeio pelos ares é conhecida como Cross Country, ou simplesmente XC. Não é comum em rampas localizadas no litoral, mas uma condição bem peculiar possibilita o voo do Cristo: ocorre geralmente na saída da frente fria, com vento na direção sul. Se o windguru indicar temperatura subindo nos próximos dias e direção do vento ↑ pode valer a tentativa indo cedo para a rampa.

Ah, mas tem um detalhe: como no voo livre o parapente não possui propulsão, o voo de cross não é garantido. Nunca se sabe se o destino será alcançado ou se será necessário pousar ao longo do trajeto. No caso desta rampa, o pouso é muito restrito ao longo do caminho, portanto, só se o piloto for bem experiente!

Outras atrações

Se não é a hora de fazer o voo, tem um programa legal para quem tem fôlego de sobra: a Trilha da Pedra Bonita. Ela inicia lá do estacionamento dos pilotos. Pra saber onde é, veja o mapa nesse post ou procure por "Trilha Da Pedra Bonita" no Google Maps. Lembre-se de levar água e passar o protetor solar.

Como chegar

O ponto de encontro é ao lado do pouso, em frente ao Clube São Conrado de Voo Livre. É uma parada obrigatória para poder realizar o voo duplo ou voo solo, já que é necessário fazer o cadastramento antes de cada voo.

De lá é possível conseguir um transporte para a decolagem por alguns R$ 20.

O local abriga também a Confederação Brasileira de Voo Livre, entidade que representa os voadores e fiscaliza o cumprimento de regulamentos e leis referentes ao voo livre.

O mapa mostra a localização do ponto de encontro para subir para a rampa. Você pode clicar em "Visualizar mapa ampliado" para navegar pelo Google Maps.

Também é possível chegar por transporte público. Informe o ponto de partida no quadro do Moovit e clique em "Obter direções". Recomendamos instalar o app Moovit no celular para guiá-lo durante o caminho.

Clube São Conrado de Voo Livre

Você também pode ir de transporte público

O que está incluso no voo?

Transfer

Transporte entre ponto de encontro, decolagem e pouso. Se preferir, o passageiro pode levar um motorista para fazer estes trajetos

Voo Duplo de Parapente

Filmagem do seu voo

Fotos e vídeos pra você compartilhar como quiser, com amigos e nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *