MGRampas de voo

Serra da Moeda (Topo do Mundo) – Belo Horizonte – MG

Piloto Monstrinho voando na Serra da Moeda MG, acima de outros parapentes

A serra

A 33 km do centro comercial de Belo Horizonte, a Rampa de Voo Livre de Belo Horizonte é muito conhecida como "Topo do Mundo". Ela foi assim batizada por estar ao lado do pico mais alto da Serra da Moeda, que tem este nome. Este pico também emprestou o nome ao restaurante gourmet que funciona lá no alto. Exatamente entre o Restaurante Topo do Mundo e o pico Topo do Mundo fica a rampa de voo de parapente e asa delta.

A Serra da Moeda ganha este nome devido à cidade de Moeda, município que possui aproximadamente 5 mil habitantes, localizada na sua encosta. O nome Moeda deve-se a uma Casa de Fundição Falsa que existiu por ali, construída na então Serra do Paraopeba, por volta do ano de 1720, para driblar o fisco da Coroa Portuguesa. Onde está localizada a rampa de voo de parapente, a serra divide os municípios de Nova Lima e Brumadinho. Veja no Wikimapia.

O Topo do Mundo é um ponto turístico imperdível para quem visita a capital de Minas Gerais. Não só pelas belezas da região mas principalmente para a prática do voo duplo de parapente.

info

Altitude 580 m
Restaurante gourmet - levar água
+ 500 voos/ano
Sinal de celular
Entrada R$2
Taxas para voar
Asfalto até a rampa

Vista do Topo do Mundo pela câmera dos voadores

Vista do Topo do Mundo pela câmera dos voadores

A rampa de voo

A rampa de voo possui 2 decolagens. Uma virada para o Leste (BR-040 e Lagoa dos Ingleses) é conhecida como "Moedinha" e possui um desnível de 130 metros. A outra, virada para Oeste (vale do Paraopeba) é o xodó dos voadores e também dos aventureiros que fazem o voo duplo, pois possui um desnível maior de 580 metros, conhecida como "Moedão". 

Atualmente o voo duplo comercial está proibido nesta rampa por determinação da justiça. Ainda assim, é possível fazer um curso rápido com uma das escolas credenciadas para poder fazer o voo duplo como passageiro. Informe-se com uma das escolas de voo.

Mantida pelo Clube de Voo Livre de Belo Horizonte, é aberta para turistas e pilotos visitantes, sendo cobrada uma taxa de R$ 2,00 na entrada. 

Aproveite para conhecer

Próximo a rampa de voo livre existem ainda muitos outros pontos turísticos:

Como chegar

Saindo de carro de BH, pela BR-040 senti Rio de Janeiro, 3 km após passar pelo trevo de Ouro Preto entre a direita seguindo a placa "Retiro do Chalé / Inhotim". Quase no final da subida, fique ligado na entrada a esquerda, placa "Rampa de Voo Livre".

Sinalização para chegar no Topo do Mundo

Também é possível ir de ônibus, saindo de BH, linha 3937. O ponto mais próximo da rampa fica a uns 100 metros antes, próximo dessa placa aí em cima. Pra acabar de chegar é "morro acima"! Então, se prepare!

O ônibus sai do centro de BH, seguindo o itinerário abaixo.

  • RUA GUARANI (PC ENTRE RUA CAETÉS E RUA TUPINAMBÁS)
  • RUA TUPINAMBÁS
  • AV. AFONSO PENA
  • RUA RIO GRANDE DO NORTE
  • AV. NOSSA SENHORA DO CARMO

Mais informações como horários em dia de semana e fins de semana, dá uma olhada no site do DER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *